quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Encerramento da SMAN

Com exposição de fotos, exibição de filmes e depoimentos de mães em fase de amamentação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública - Sespa, encerrou nesta sexta-feira, 05/08/11, no cinema Olympia, em Belém, a Semana Mundial de Aleitamento Materno, cujo tema deste ano, “Amamentação em 3D”, associou as redes sociais na disseminação de informações como parte essencial na proteção, promoção e apoio ao leite materno.
“Com o advento do orkut, facebook, youtube e twitter, é notório que esses instrumentos de comunicação sejam também utilizados para ampliar nossos conhecimentos e na difusão dessas informações, aliado às orientações que o Sistema Único de Saúde dispensa, pessoalmente, às mães desde o pré-natal até a efetiva amamentação recomendada até aos dois anos de idade da criança”, afirma Ana Cristina Guzzo, coordenadora estadual de Saúde da Criança.
A Semana de Aleitamento Materno realizada pela Sespa envolveu um concurso, em que as participantes puderam enviar textos, fotos e vídeos relatando histórias pessoais associando a importância da amamentação com o desenvolvimento da criança.
Destacada pra dar palestras durante a Semana de Aleitamento em Belém, a consultora em Pediatria do Ministério da Saúde, Keiko Teruya, diz que apesar do aleitamento materno ser um ato natural, é preciso que a mulher receba apoio de todos. “As mulheres não são orientadas sobre como viabilizar a amamentação e não conhecem os seus direitos. Por isso param de amamentar quando voltam a trabalhar”, diz a médica.
Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no País ter aumentado um mês e meio, de 1999 a 2008, o Brasil ainda está em um patamar baixo. “A Organização Mundial de Saúde considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de 6 meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de 41%.
A cerimônia de encerramento da Semana de Aleitamento também contou com exibição de um filme com fotos e vídeos das mães que participaram do concurso promovido pela Sespa, que incluiu ainda exibição de páginas da internet em que o leite materno está sempre em evidência. No hall de entrada do cinema Olympia foi exibido um mural de fotos de mães que frequentam o Espaço Ishtar, organização que é empenhada na campanha permamente pelo aleitamento.








Nenhum comentário:

Postar um comentário